sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PROTEGER A LONTRA

Espécie muito comum no passado, a lontra-europeia (Lutra lutra) é hoje considerada como um dos mustelídeos europeus mais raros e ameaçados.

A sua presença deixou de ser comum em muitos rios e lagos da Europa, encontrando-se em declínio nas zonas mais povoadas e industrializadas do norte e centro do continente. Portugal é um dos poucos países que ainda possuem uma população viável e com uma distribuição generalizada por todo o território.

Apesar das crescentes medidas de conservação implementadas na Europa, quer ao nível da espécie, quer ao nível dos meios aquáticos em que habita, a lontra-europeia continua a ser uma espécie com o futuro em risco.

Encontrando-se já extinta em grande parte da sua área primitiva, a lontra-europeia é actualmente considerada uma espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza, o que significa que poderá extinguir-se na Europa se as suas populações continuarem a diminuir. 

A sua conservação implica a compatibilização entre o desenvolvimento e a conservação da natureza, de forma a que sejam adoptadas medidas que diminuam a perturbação e a poluição dos cursos de água, assegurando a existência de uma fonte alimentar e vegetação que possibilite abrigo e locais de reprodução.

Sem comentários:

Enviar um comentário